Samba da Comunidade reúne sambistas de Alfenas e região

Publicado em 10 de março de 2017

Os amantes de samba raiz terío uma nova opção de lazer na cidade. Neste domingo, 12 de março, acontece o “Samba da Comunidade” na Praça Amália Engel (Praça da Estação), das 15 às 20 horas.

A roda de samba será realizada uma vez por mês e vai receber vários sambistas de Alfenas e região.

O evento é uma parceria entre o Programa Cidade Escola e a Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial.

A importância do samba na cultura brasileira

Reconhecido pela Unesco em 2005 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o samba é a expressío musical, coreográfica, poética e festiva das mais relevantes e significativas da cultura brasileira. Os primeiros registros com esse nome e com muitas características que ainda hoje o identificam datam dos anos 1860. Atualmente, reúne as tradições culturais transmitidas por africanos escravizados e seus descendentes, incluindo o culto aos orixás e caboclos, o jogo da capoeira e a chamada comida de azeite. A herança negro-africana no samba de roda se mesclou de maneira singular a traços culturais trazidos pelos portugueses (principalmente viola e pandeiro) e à própria língua portuguesa, nas suas formas poéticas. Fonte: IPHAN.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas