Saúde amplia atendimento para síndrome gripal

Publicado em 13 de janeiro de 2021

A Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o horário de atendimento nos PSFs que vão dar assistência exclusiva a casos de síndrome gripal leves. Essas unidades utilizam protocolo do Ministério da Saúde para agilizar os atendimentos e desafogar o Pronto Socorro da Santa Casa, referência no tratamento da Covid-19 em Alfenas.

Os profissionais de saúde das unidades fazem a triagem e o atendimento, que pode envolver orientação médica, prescrição de medicamentos, indicação de isolamento domiciliar, ou mesmo encaminhar para o hospital, em casos mais graves. O atendimento para síndrome gripal feita nos PSFs é uma estratégia que contribui para o enfrentamento da pandemia, em virtude do aumento de internações nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa atingir nos últimos dias 90% de ocupação dos leitos.

A Secretaria de Saúde informa que todo paciente com sintomas de febre, tosse, coriza/espirros e dores pelo corpo devem procurar além do Pronto Socorro da Santa Casa, todas as Unidades Básicas de Saúde, ou seja, os PSFs Municipais. Os PSFs terão uma equipe de médicos, enfermeiros, atendentes e serviços gerais para atendimento específico, somente para pessoas com síndrome gripal. Portanto, os pacientes que estiverem sintomas e critérios já sairão com o teste feito. O objetivo principal é desafogar o Pronto Socorro da Santa Casa e ampliar o atendimento de testagem para alcançar o maior número de pessoas que estejam sintomáticas, afirmou Túlio Lima, Coordenador de Atenção Básica de Saúde. A Secretaria de Saúde recomenda que procure o Pronto Atendimento o quanto antes em caso de febre alta, dificuldade de respirar ou respiração curta, pressão ou dor persistente no tórax, confusão mental ou dificuldade de despertar, cor azulada nos lábios, face ou dedos. Só vá ao hospital em caso de necessidade real, lembrando que, o Pronto-Socorro é o local mais propício a se infectar com o Coronavírus. Fiquem atentos! Limpe suas mãos frequentemente, evite contato próximo, fique em casa se estiver doente, cobrir tosses e espirros, use uma máscara se estiver doente, limpe e desinfete. É com prevenção que se vence esta luta.