Secretaria da Cultura lança Semana Crespa: “Meu cabelo, minha origem”

Publicado em 20 de abril de 2021

A Prefeitura Municipal de Alfenas, através da Secretaria Municipal da Cultura, realizará entre os dias 11 e 14 de maio o evento “Semana Crespa – Meu Cabelo, Minha Origem”.

O evento acontecerá na semana da assinatura da Lei Áurea (n.º 3 353 de 13 de maio de 1888), e trará reflexões em torno da cultura afro-brasileira, que tem no cabelo crespo uma de suas armas na luta pela reafirmação.

De acordo com a Nayara Prado, coordenadora de Igualdade Racial da Secretaria de Cultura: “O cabelo crespo, quando mantido no seu natural, ou ainda, trançado como nossos ancestrais usavam para esconder grãos de comida, remete ao grito do negro que a que escravidão acabou e de que devemos usar nossos cabelos como quisermos, porque eles são lindos e somos dignos dos nossos direitos do que jeito que somos.”

A semana contará com entrevistas com representantes pela Igualdade Racial de Alfenas, música e bate papo com trancistas (termo para quem faz tranças) e demais profissionais da área.

O evento será online e transmitido pelo canal Alfenas em rede no youtube e na página do facebook.

Confira a programação:

Entrevistas: