Secretaria de Agricultura realizará novo recadastramento dos feirantes de Alfenas
No próximo domingo, dia 26 de março, a Secretaria Municipal de Agricultura realizará um levantamento de todos os feirantes de Alfenas para efetuar um novo recadastramento, com a finalidade de implantar o sistema de boleto bancário para arrecadações nas feiras.
A importância das feiras para o município
As feiras livres sío tío importantes para as cidades mineiras que merecem figurar no rol dos bens tombados da municipalidade, assim como os espaços projetados por artistas e técnicos.
Normalmente, as feiras acontecem ao redor de praças ou parques da cidade, às quartas-feiras, na Praça Rachid B. Saliba, e aos domingos, na Praça Fausto Monteiro.
As feiras fazem parte dos costumes dos cidadíos alfenenses, pois, há décadas, se encontram em plena atividade nestes locais, o que por si só, já é motivo suficiente para que passem a integrar o patrimônio histórico e cultural de nossa cidade.
Origens da feira livre em Alfenas e sua diversidade
A principal feira livre de Alfenas, que acontece aos domingos, teve início na metade do século passado. Já a feira livre das quartas-feiras começou na metade da década de 90.
As feiras livres de Alfenas sío muito frequentadas por consumidores de toda a cidade, além de pessoas de outras cidades da regiío e outros estados. Além de ser um local de comércio, as feiras livres também se tornaram ponto de encontro de amigos, familiares e pessoas conhecidas.
à parte da diversidade de consumidores de uma feira livre, é possível encontrar de tudo, desde feijão até tapetes. No início, as feiras livres de Alfenas tinham como comerciantes somente produtores rurais. Com o passar do tempo, foram surgindo os comerciantes de roupas, bijuterias, acessórios, bonés, chapéus, salgados, tapetes, lingeries e muitos outros produtos, além das frutas e hortaliças.
Taxas e formas de arrecadação
As bancas dos feirantes nío sío padronizadas, pois cada um deles tem um determinado espaço de uso.
Os feirantes que comercializam frutas e hortaliças ou qualquer outro produto proveniente da agricultura, como aves, peixes e quitandas, pagam uma taxa de R$7,00 por ponto utilizado. No caso dos feirantes que comercializam produtos como roupas, acessórios, tapetes, e outros produtos, arcam com uma taxa de R$13,00 por ponto utilizado. Os pequenos produtores rurais de Alfenas sío isentos do pagamento das taxas.
O pagamento ocorre no dia de uso da feira livre, ou seja, quarta-feira, domingo, ou ambos os dias.
ASCOM/Prefeitura de Alfenas
« Secretaria de Educação e Cultura terá novo comando
Prefeitura Municipal cria o “Comitê Alfenas 150 Anos ) »
0 Comentários