Secretaria de Educação e Cultura inicia cadastro de violeiros e fazedores de violas de Alfenas

Publicado em 26 de abril de 2017

As violas fazem parte da cultura e da identidade dos mineiros e estão presentes em diversos contextos culturais e religiosos.

Por isso, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG – iniciou estudos com objetivo de reconhecer o fazer e o tocar como patrimônio cultural de Minas Gerais.

A Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas já deu início ao cadastramento na cidade, indicando índio Cachoeira para representar o sul de Minas, inclusive no Seminário “Violas: o fazer e o tocar em Minas”, que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio em Belo Horizonte. O encontro reunirá tocadores, mestres, fazedores de violas pesquisadores e convidados, visando compreender as relações deste instrumento com as vivências do povo mineiro.

Se você toca, constrói algum tipo de viola, ou conhece alguém que faz esse tipo de trabalho, procure a Casa da Cultura até o dia 31 de julho para efetuar o cadastro.

O cadastro a seguir irá nos ajudar a conhecer um pouco mais sobre o universo de violeiros (as) e fazedores (as) de violas espalhados por todas as Minas Gerais.

Para realizar o cadastro, basta ir até a Casa da Cultura, situada na Praça Amália Engel, s/nº. O telefone é (35) 3698-1374.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas