Secretaria do Meio Ambiente realiza fiscalizações de descarte irregular de lixos

Publicado em 13 de agosto de 2021

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Obras, Polícia Militar e Guarda Municipal, está realizando fiscalizações de descarte irregular de lixos.

As fiscalizações também estão sendo realizadas pelo fiscal de limpeza pública, Sérgio Martins de Oliveira, que faz rondas por toda a cidade, fotografando os descartes irregulares. As fiscalizações também estão sendo realizadas pela Polícia Militar do Meio Ambiente e Guarda Municipal, que através das câmeras de segurança instaladas para reconhecer placas de veículos produtos de crime, monitoram os descartes irregulares. O flagrante pode levar a prisão e multa de 1.250 UFEMG em caso de pessoa física, que equivale a R$4.925,00

O secretário do Meio Ambiente, Dionizio, destaca a importância do descarte adequado: “O acúmulo de lixo descartado de forma incorreta, é foco para a contaminação da dengue. Com isso corremos o risco de ter uma epidemia de dengue no munícipio. Sem contar as queimadas realizadas nos locais em que o lixo está descartado.” – acrescenta Dionizio.

Câmeras de Segurança

As câmeras do sistema OCR reconhecem placas de veículos produtos de crime (furto, roubo, clonagem) ou envolvido em qualquer tipo de delito em rastreamentos pelas forças de segurança.

O sistema de segurança foi implantado em Alfenas no ano de 2017, e tem sido decisivo em ações policiais com prisões, apreensões e diminuindo 80% a violência na cidade, e agora estão auxiliando no monitoramento no descarte de lixos irregulares.