Servidores públicos participam de treinamento contra incêndios

Publicado em 5 de outubro de 2018

A SMEC é Secretaria de Educação e Cultura, por meio da Superintendência de Cultura, promoveu nesta quinta-feira, dia 04 de outubro, na UNIFAL é Universidade Federal de Alfenas, o 1º Curso de Prevenção e Combate de Incêndios e Primeiros Socorros em bens históricos do município.

Cerca de 20 pessoas participaram do curso entre elas; algumas vindas de Serrania e Divisa Nova e foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros de Alfenas, entre os assuntos abordados estío procedimentos de segurança, fiscalização, prevenção e combate a incêndios.

Em Alfenas o curso teve representantes da UNIFAL, Museu da Unifal, Superintendência de Cultura, Escola Estadual Coronel José Bento, Arquivo Público Municipal, Biblioteca e Teatro Municipal. O curso faz parte das ações que irío compor o protocolo de ações de emergências nos bens históricos ou tombados de Alfenas.

O treinamento foi dividido em duas aulas teórica e prática, num total de 8 horas. A iniciativa surgiu com o intuito de capacitar grupo de pessoas para fazer atendimentos em caso de emergência. O treinamento serviu também para estabelecer procedimentos e definir regras na execução e medidas a serem tomadas em caso de incêndios. As orientações de primeiros socorros, combate a incêndio, como manusear equipamentos de segurança, trabalhar com diversos tipos de extintores e de hidratantes foram algumas das tarefas executadas durante o curso.

Para o Superintendente de Cultura, Guilherme Abraão, este curso vem somar e nos ajudar muito, pois diariamente enfrentamos situações em eventos, e temos que ter o cuidado e a responsabilidade com os nossos bens. “Organizar o curso com tantos parceiros mostra a necessidade e a disposição para criarmos mecanismos e até um protocolo conjunto de ações, que possam evitar situações como as ocorridas no Museu Nacional”, lembrou Guilherme Abraío.