SMEC promove Curso de Oratória

Publicado em 10 de dezembro de 2018

O curso é gratuito e alcança todas as pessoas maiores de 18 anos de Alfenas

A Prefeitura Municipal de Alfenas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nesta terça-feira, dia 04 de dezembro, no salío da Câmara Municipal de Alfenas, a entrega dos certificados aos alunos que concluíram o Curso de Oratória. A capacitação envolveu cerca de 30 alunos, entre eles servidores públicos e pessoas da sociedade civil. O Curso de Oratória e Inteligência Emocional teve como tema central “Estratégias para o Sucesso”. Trabalhar as atitudes positivas, relações interpessoais, vencer a timidez e aumentar a autoconfiança, além de ajudar o aluno a adquirir confiança, combater os vícios de linguagem, tornar a pessoa desinibida e comunicar de forma clara e segura, em qualquer veículo de comunicação e poder dar palestras com eficiência e da forma mais natural e segura.

O curso faz parte do Programa Cidade Escola, é totalmente gratuito, para alunos acima de 18 anos. Nesses dois anos de Administração Municipal já alcançou e formou mais de 250 alunos. O curso é ministrado e elaborado pelo coordenador de Oratória Nivaldo Martins, com duração de 40 horas, divididas em duas etapas; teórica e prática. O curso tem como objetivo de capacitar e treinar pessoas, para oferecer atendimento e qualidade no tratamento aos cidadíos, e seu principal alvo é trabalhar tanto a questío psicológica, principalmente como usar a fala de forma correta, de forma que você possa usar o seu poder de persuasío para vender seu peixe. Entío, ela é muito importante para falar em público. Trabalhar a fala de forma eficaz e despertar nos alunos a vontade de querer crescer e sair de sua zona de conforto. “Trabalhar a inteligência emocional, aprender a conviver com as cargas negativas que a gente passa no dia a dia, com as nossas quedas, nossos pontos negativos, nossas falhas e muito mais”, disse Nivaldo Martins.

O conteúdo programático teve como pontos abordados: – a Alta Performance Oratória, que se propõe a desenvolver junto com os participantes a parte de uma abordagem teórica e prática, aulas práticas e interativas que ajudam a melhorar a fala, expressío corporal e apresentações em público; Inteligência Emocional, trabalhando o PNL (Programação Neurolinguística).

Segundo Nivaldo Martins, a inteligência emocional na prática tem como objetivo desse grupo de participantes montar teatros, apresentações, visitas, trabalhar a conscientização nas escolas. “Entío, estamos trabalhando oradores para que eles a partir do ano que vem possam ir nas escolas dar palestras sobre educação de como nío jogar lixo na rua, campanhas de trânsito, entre outras”, explicou Nivaldo Martins. Tornar a pessoa desinibida para comunicar de forma clara e segura faz o Curso de Oratória hoje ser um sucesso em nosso município, na formação de cidadíos preparados para a vida pessoal e profissional, concluiu o professor Nivaldo Martins.

“Ao longo de minha vida tinha muita dificuldade em falar em público, apesar de gostar de conversar bastante com as pessoas. Daí tive a oportunidade de participar de um curso como este, sem dúvida alguma, após o curso e as aulas com o professor Nivaldo, foi muito válido. Aprendi as técnicas para controlar meu nervosismo, sinto mais à vontade para falar em público, foi uma mudança inexplicável”, disse o aluno José Sérgio, Agente de Saúde e servidor público do município. Enfim, o curso de oratória abre caminhos que antes estavam bloqueados pelo medo de falar, pois aprendi técnicas corretas para utilizar e realizar uma boa apresentação. Todos precisam aprender e conhecer, por isso, indico este curso a todos, concluiu José Sérgio.