Teatro promove oficina de artes com profissionais da EducaÇão

Publicado em 12 de setembro de 2019

Iniciou nesta terça-feira, 10 de setembro, o Curso de Oficina de Teatro para 20 professores da rede municipal de ensino que participaram da formação pedagógica, desenvolvida através do projeto “Oficina Teatro, Brincar e Educar”, no Teatro Municipal de Alfenas. As oficinas serío ministradas pelo professor e diretor teatral Anselmo Cássio Cesário, que abordou técnicas a partir do método criado pela educadora norte-americana Viola Spolin utilizando os “Jogos Teatrais na Sala de Aula” e pelo método Teatro do Oprimido com os “Jogos para Atores e Nío Atores”, criados pelo brasileiro Augusto Boal.

O projeto “Oficina Teatro, Brincar, Criar e Educar” surgiu a partir da constatação da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura sobre as limitações didáticas e lúdicas de parte dos profissionais ligados diretamente com a sala de aula na educação infantil e fundamental I.

O objetivo desse curso, segundo o professor e diretor de artes cênicas da Prefeitura de Alfenas, Anselmo Cesário, é tornar os jogos teatrais um instrumento que possa auxiliar professores e Auxiliar de Desenvolvimento Humano (ADH) na prática didática e lúdica na rotina escolar. “Devido às mudanças sociais e tecnológicas faz-se necessário o educador se instrumentalizar para acompanhar todo o desenvolvimento que ainda está por vir, mas sem esquecer de que o ser humano é um ser naturalmente social e criativo”, completa Anselmo Cesário.

Atualmente, o Teatro é um importante instrumento artístico e social, pois só acontece a partir do trabalho coletivo, o que possibilita o criar, o brincar e o educar na sala de aula, tornando-se uma importante ferramenta no processo educacional.

O curso tem como público alvo professoras, professores e Auxiliares de Desenvolvimento Humano da rede municipal de ensino. As oficinas terío um total de 08 horas, distribuídos em quatro encontros de duas horas uma vez por semana, sendo realizadas no Teatro Municipal Alor de Carvalho Moura, todas as terças-feiras. As vagas sío liberadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e para cada oficina será disponibilizado 20 vagas.