Alfenas consolida processo de entrada no Mapa do Turismo

Publicado em 18 de setembro de 2019

Atualizada 19/09/2019, às 9h36min

Inserção de Alfenas na política nacional do Mapa do Turismo é apenas o primeiro passo

Alfenas agora tem um olhar especial voltado para o turismo sua inserção na política nacional do Mapa do Turismo é apenas o primeiro passo do processo. A Prefeitura de Alfenas, por meio da SMJT é Secretaria Municipal de Juventude e Turismo, busca a certificação do Ministério do Turismo para inserir o município no Mapa do Turismo Brasileiro.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de ordenamento que auxilia no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo, criado pela Portaria MTur nº 313, de 3 de dezembro de 2013, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que define o recorte territorial que deve ser trabalhado pelo Ministério, e a ferramenta deverá ser atualizada a cada dois anos.

O Mapa é concedido para municípios que detém boas práticas da gestío do turismo, e para ter a certificação deve prestar contas ao Ministério do Turismo em diversas áreas, passando pela estruturação administrativa (comprovando a existência de uma secretaria de turismo com orçamento aprovado exclusivo para tal finalidade), desempenho (detenção de um Conselho Municipal de Turismo ativo, desenvolvimento de um Plano Municipal de Turismo, realização de pesquisa e monitoramento e dados a respeito da atividade) e organização (apresentar empresas do ramo de turismo cadastradas junto ao CADASTUR).

Após o credenciamento e inserido no mapa, a cidade pode obter 5 possíveis categorias, A B, C, D, E. Na regiío turística ao qual o município pertence, o Lago de Furnas, Alfenas e Boa Esperança conseguiram as maiores classificações, alçando a categoria “C”. Essa conquista, garante ao município uma série de benefícios perante políticas públicas regionais, estaduais e nacionais de turismo, entre elas; destaca-se acesso a recursos de programas do próprio Ministério do Turismo e montantes de verbas maiores para pleitear projetos com exclusividade para municípios de categoria A, B e C, como exemplo, recursos ligados à área de pesquisa e marketing, comercialização de destinos, dentre outros, conforme Portaria nº 39, de 10 de março de 2017, informa a Secretaria Municipal de Juventude e Turismo.

O prefeito Luiz Antonio da Silva (Luizinho) atribui o sucesso a uma série de ações que vem sendo elaborada pelo município através da Secretaria de Juventude e Turismo, que se esforça para realizar o dever de casa e estrutura a cidade com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo. “Chegamos até aqui por acreditarmos no turismo como uma matriz econômica de distribuição de renda, temos a convicta certeza de que estamos prontos para dar passos maiores e entregar a sociedade projetos turísticos que possa gerar resultados à Alfenas”, ressaltou o prefeito.

Para o Turismólogo Vinícius Amantéa Campos que atua junto à Secretaria de Turismo, com a certificação do município no mapa do turismo, dá maior visibilidade perante os órgíos estaduais e federais, facilitando os trâmites burocráticos para desenvolver a atividade turística na cidade e atrair projetos maiores, como é o caso do projeto de cicloturismo da cidade chamado de “Tour de Alfenas”. “Estamos muito próximo de uma conquista para a cidade, o lançamento do projeto do cicloturismo nos dará a possibilidade de tornar a cidade em um polo indutor de visitantes a nível nacional, a inserção no mapa como categoria C, mostra o nosso preparo e nossa disposição para alcançarmos nossos objetivos”, completa Vinícius Campos.