Campanhas mobilizam comunidades contra o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Publicado em 18 de maio de 2019

Ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e Erradicação do Trabalho Infantil mobilizam diversos órgíos públicos

Em alusão ao 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, com o objetivo de alertar a sociedade e motivar soluções eficazes de prevenção e enfrentamento da exploração sexual, a Prefeitura de Alfenas, através da Secretaria Municipal da Criança e Adolescente, da Igualdade Racial e do Desenvolvimento Social (Ação Social), promoveu nesta sexta-feira (17/05), nos Condomínios Residenciais Alfenas e São Carlos ações dos Programas: “PROTEJA e PETI” (Pela Erradicação do Trabalho Infantil e Combate à Exploração Sexual), com atividades educativas e recreativas.

A campanha, que teve início em 2010, emprega o lema “Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”. Esta ação tem como símbolo uma flor (cata-vento) que remete aos cuidados oferecidos às crianças e adolescentes para que se desenvolvam saudáveis e protegidas de qualquer perigo.

Na ocasião, foram distribuídos materiais informativos com abordagem corpo a corpo e orientações à população, além de diversos brinquedos e lanches especiais oferecidos à comunidade local.

O evento teve a participação efetiva do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Campos Elíseos e Alvorada, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Conselho Tutelar e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alfenas).

No município, em casos de Denúncia (Anônima ou Nío) de violência sexual contra menores, disque 100, 153 ou 190, ou procure o Conselho Tutelar pelo telefone 3689-2070.