Conferência Municipal de Saúde avança nas discussões sobre saúde do trabalhador rural e vigilância em saúde

Publicado em 2 de junho de 2017

Teve início na últimas quarta-feira, 31 de maio, na Câmara Municipal de Alfenas, a IX Conferência Municipal de Saúde de Alfenas, em conjunto com as primeiras conferências temáticas da Saúde da Mulher e de Vigilância em Saúde.

A Conferência Municipal de Saúde de Alfenas foi presidida pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Alfenas, Prof. Dr. José Sérgio Tavela Júnior e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde Deyv Cabral de Assis, dos Conselheiros Municipais de Saúde, Servidores Públicos, Acadêmicos da UNIFAL e da UNIFENAS e munícipes. As conferências tiveram os seguintes temas:

1. “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS público e de qualidade” proposta pela I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde.

2. “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade” proposto pela II Conferência Nacional de Saúde da Mulher.

3. “Saúde Mental” e “Saúde do Trabalhador”: Desafios Municipais.

As Conferências foram definidas por Decretos Federais, Estaduais e Municipais que as convocaram e tiveram como objetivos:

I é Propor diretrizes para a Formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento dos programas e ações de Vigilância em Saúde;

II – Propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

III é Propor diretrizes prioritárias para a Política Municipal de Saúde do Município de Alfenas (MG).

O encerramento da Conferências aconteceu ontem, 1 de junho, na sala R 101 da UNIFAL, onde foram discutidas as propostas e eleitos os delegados para as Conferências Estaduais.

Dentre os assuntos discutidos, merece destaque a preocupação demonstrada com as condições de trabalho e com a saúde do trabalhador rural, pois envolve a utilização de agrotóxicos, uso de equipamentos de proteção individual e saneamento básico.

Quanto aos temas ligados à vigilância em saúde, foi dada ênfase à qualidade da água no município, à maior divulgação dos dados coletados à comunidade, e ao fortalecimento das campanhas de vacinação junto à população.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas