Idosos recebem vacina contra a gripe em casa

Publicado em 2 de abril de 2020

Por conta da pandemia da Covid-19, idosos de Alfenas começaram a receber a vacina contra a gripe em casa, de porta em porta, na calçada. A Prefeitura de Alfenas, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, deu início ao cronograma de vacinação contra a gripe Influenza a H1N1, exclusivamente para idosos acima de 60 anos do município, e que fazem parte do grupo prioritário conforme determinação do Ministério da Saúde. A ação já está acontecendo e os idosos são vacinados na porta de sua casa pelos profissionais da saúde.

Esse ano a meta de cobertura vacinal é de 90% dos grupos alvos da campanha, totalizando 24.133 pessoas, e até o momento o município recebeu 9.000 doses de vacinas. A primeira fase da campanha está sendo feita para idosos e profissionais de saúde.

O Município está realizando vacinação domiciliar para todos os idosos de Alfenas. Essa estratégia foi adotada para não causar aglomerações e não trazer maiores riscos a esse público alvo. São 8 equipes urbanas e uma equipe rural, e cada equipe está vacinando a área de uma Unidade de Saúde. Ao todo, são 35 profissionais que compõe as equipes de vacinação entre eles; vacinadores, motoristas e administrativo, mais o apoio dos profissionais de cada Unidade de Saúde atendida.

O prefeito também saiu às ruas em companhia da equipe de saúde para abrir os trabalhos de vacinação para os idosos. “Nós fizemos uma das ações mais importantes neste momento aqui em nossa cidade. Em vez de aglomerar idosos nos pontos de atendimentos de vacinação, nós viemos até a casa deles. Vocês já perceberam que só no primeiro dia houve aglomerações, assim que percebi já mandei suspender e determinei: – ao invés, do povo vir até o ponto, nós vamos até a casa dele”, disse o prefeito. Luizinho ainda comentou que uma pessoa de Alfenas foi até São Paulo buscar uma outra pessoa que veio da Inglaterra, um parente seu, isso foi suficiente para esse trânsito contaminar aqui em Alfenas. Essas nossas medidas de fechamento das entradas, e essas também de não permitir que idosos aglomerem-se nas salas de vacinação é que estão segurando a contaminação aqui na cidade. “Se alguém tiver outra ideia de como conter essa pandemia mundial nós queremos ouvir, mas nós temos que seguir as orientações de quem entende de pandemia no mundo, pois estamos seguindo orientações técnicas, e por isso, fizemos a vacinação de porta em porta”, explicou Luizinho.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, já foram feitas vacinas em toda área dos PSF Jardim Alvorada, do PSF Caensa e PSF Itaparica, além dos bairros Vila Esperança, Jardim Eunice, Jardim Tropical, Jardim Colina, Colina, Barranco Alto, Baguari, Santa Maria, Bárbaras, Serrinha e Corujas. Os PSF Vila Formosa, Pinheirinho, Jardim São Carlos 1, Gaspar Lopes, Vila Betânia, UBS Aparecida e UBS São Vicente estão recebendo a vacinação. Já o PSF Boa Esperança vai receber a vacina, na próxima segunda-feira, dia 06 de abril.

Campanha 2020

De acordo com o Ministério da Saúde as vacinas começaram a ser dadas na rede pública a partir do dia 23 de março somente para idosos e trabalhadores da área de saúde. Esse grupo foi priorizado por causa do novo Coronavírus, também chamado de Sars-Cov-1. Os idosos com mais de 60 anos foram para o primeiro lugar da fila, porque estudos mostram que estariam mais suscetíveis às complicações do novo coronavírus. Os trabalhadores de saúde também estão sendo imunizados desde o dia 23 de março pelo maior risco de entrarem em contato com ambos os vírus, e por poderem transmiti-los a pessoas que já estão fragilizadas em ambientes hospitalares.