Nota de Esclarecimento aos pais/responsáveis e comunidade escolar

Publicado em 5 de junho de 2020

A Prefeitura Municipal de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, vem respeitosamente, apresentar uma nota de esclarecimento sobre as medidas que estão sendo tomadas neste período de Pandemia.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com a Equipe Pedagógica, vem realizando reuniões periódicas para discutir propostas para a situação atual (Covid-19). Na preocupação de termos um respaldo com os demais envolvidos (as) com a educação, foram realizadas reuniões com o Conselho Municipal de Educação, com os Gestores Escolares da Rede Municipal de Ensino e com a Vigilância Sanitária de Alfenas. Também discutimos, por meio de um seminário realizado pela internet (webinário), pontos favoráveis e desfavoráveis com o Conselho Estadual de Educação (CEE) e com o Conselho Nacional de Educação (CNE). Dentro de todas as discussões, verificamos o seguinte:

• Não podemos exigir do(a) professor(a) a utilização de aplicativos sociais (Whatsapp), pois iria expor seu número particular e comprometer sua privacidade. O mesmo para o aluno(a), pois, por via de regra, estes aplicativos são destinados para maiores de idade, além da exposição da privacidade e poderia ocasionar grandes problemas;
  •  Não podemos exigir a exposição da imagem/voz do professor(a) em canais públicos sem seu consentimento;
  • A utilização de um site, em que contenha conteúdos curriculares que o(a) aluno(a) ainda não viu em sala de aula e, que estes sejam válidos como horas formativas, pode ser excludente, uma vez que estamos trabalhando com crianças de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, onde temos um grande número de alunos(as) que não têm acesso à internet;
  • Fazer a entrega de material impresso ao aluno(a) pode ser perigoso, pois, bastaria uma pessoa assintomática, portadora do coronavírus, no meio do processo, para propagar a doença para diversas famílias. Desta forma, a Vigilância Sanitária nos orientou a não fazer entregas de materiais;
  • Observamos que os estudos não presenciais já implantados, não estão atingindo todos os alunos(as) e ainda podem estar comprometendo a privacidade, tanto dos alunos(as), como dos(as) professores(as). Desta forma, preferimos não adotá-los.

Diante de todo o exposto, estamos trabalhando com a criação de um site, que será disponibilizado a partir do dia 08/06/2020, em que constarão atividades, separadas por segmentos educativos, tendo como elementos orientadores temas que os(as) alunos(as) estão vivenciando no momento atual. Todavia, é importante deixar explícito que essas atividades não serão válidas como horas formativas. Nossa intenção é conseguir construir conhecimentos, em que os(as) alunos(as) utilizem a própria rotina de suas casas e que os conteúdos apresentados tenham sentido e significado com o que eles estão vivendo. Nosso principal objetivo é manter o vínculo entre família e escola.

Além disso, nossa equipe se preocupou também em levar para a nossa comunidade, orientações e ações que tranquilizam e confortam as pessoas perante essa situação que nos deparamos. O momento agora é de unir forças em prol do bem maior: A Vida! Acreditamos que, ao propormos este tipo de reflexão, não vai ser árduo para os familiares, mas sim, se tornará um momento agradável e, consequentemente, os(as) alunos(as) e familiares não ficarão nervosos, estressados e angustiados.

Ademais, consideramos importante informar que, durante este período, os servidores(as) da educação serão convocados para realizar cursos de capacitação, online e gratuitos, oferecidos pelo Ministério da Educação e parceiros da Educação, pois acreditamos que, a formação continuada de professores(as) é uma necessidade para todo corpo docente, sem exceção. Os cursos também estarão disponíveis no site.

Por fim, gostaríamos de esclarecer que nenhuma criança da rede municipal de ensino de Alfenas será menos favorecida que as da rede estadual ou de outros municípios, uma vez que o Ministério da Educação somente liberou 20% das aulas de forma não presencial. Assim sendo, caso as aulas possam retornar de forma presencial e não tenhamos feito atividades que contemplem como horas formativas, haverá como compensar estes 20% de aulas durante a execução das aulas presenciais.

É importante ressaltar que estamos vivendo um momento atípico e de muitas incertezas. Desta forma, todas as informações que serão prestadas poderão sofrer alterações a qualquer momento em virtude da mudança do cenário e das medidas para prevenção ao Covid-19.

Evandro Lúcio Corrêa

Secretário Municipal de Educação e Cultura de Alfenas