Creas de Alfenas comemora o dia nacional e internacional da pessoa idosa

Em 29/09/2022 - Creas de Alfenas comemora o dia nacional e internacional da pessoa idosa

Neste sábado (1º), é comemorado o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. Este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento saudável e da necessidade de proteger a população idosa. A mensagem do “Dia do Idoso” é passar mais carinho, cuidado e respeito aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela própria família.

A Coordenadoria do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso de Alfenas comemora essa data e traz como tema: “Envelhecer com dignidade é um direito”, e neste dia busca sensibilizar a população pela importância do idoso na sociedade, onde trata das questões de envelhecimento e da necessidade de proteção. Cuidar e respeitar a terceira idade é uma forma de recompensá-los pela sua imensa colaboração na formação de uma sociedade mais justa e humana.

Como denunciar:

As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, no Conselho do Idoso, nos CRAS e nos CREAS da cidade. Todos esses locais possuem profissionais preparados para atender essa demanda.

O disque 100 é o principal canal de encaminhamento de denúncias de violência contra pessoas idosas. Estas denúncias são encaminhadas às unidades de atendimento do município onde são averiguadas as situações denunciadas. Disque 100.

Outros canais de recepção de denúncias:

Conselho Municipal do Idoso do Município de Alfenas. Telefone 35 3698 2211.  Rua Tiradentes, 1088 – Centro – Alfenas/MG.

Serviços:

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), serviço que tem como papel averiguar se há situação de risco ou violação de direitos – atende por demanda espontânea ou por encaminhamento de outros serviços. Telefone do CREAS 35 3292 1822. Rua Gabriel Monteiro da Silva, 443 – Centro – Alfenas/MG.