Prefeitura de Alfenas recebe da Receita Federal 50 microcomputadores

Em 22/09/2023 - Prefeitura de Alfenas recebe da Receita Federal 50 microcomputadores

A Prefeitura Municipal de Alfenas recebeu hoje da Receita Federal, 50 minicomputadores da que serão ofertados as escolas do município para educação de crianças e adolescentes. O evento aconteceu ás 09h na sede da Agência da Receita Federal em Alfenas.

Os equipamentos eram orginalmente de TV BOX irregulares que foram apreendidos pelo órgão e transformados em minicomputadores pela Unifal –MG dentro do Projeto Além do Horizonte.

Além de Alfenas outras 12 prefeituras também foram beneficiadas (Alterosa, Areado, Campo do Meio, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Carvalhópolis, Divisa Nova, Fama, Machado, Paraguaçu Poço Fundo e Serrania).

A solenidade de entrega contou com a presença do prefeito Fábio Marques Florênciop, do delegado da Receita Federal em Varginha, auditor fiscal Eduardo Antônio Costa, do chefe da agência de Alfenas, analista-tributário Evaldo Macedo. Pela Unifal-MG estiveram presentes o vice-reitor Alessandro Costa Pereira e os professores participantes do projeto Além do Horizonte, Luiz Eduardo da Silva do Campus sede e Leonardo Henrique Soares Damasceno do campus Poços de Caldas.

Entenda

A Receita Federal apreendeu os aparelhos de TV Box, importados de forma irregular, e adulterados para realizar a pirataria de canais pagos, filmes e outros conteúdos restritos. Os infratores cometeram crimes de contrabando e violação aos direitos materiais e contra a propriedade imaterial.

Esses equipamentos foram destinados à Unifal-MG, que realizou a transformação em minicomputadores. O software que dá acesso ilegal aos satélites foi removido e o aparelho foi bloqueado.

Em seguida, o equipamento foi reconfigurado para funcionar como um minicomputador, com sistema operacional e softwares de educação gratuitos. Após esse processo, os aparelhos passaram pelo ateste da equipe da Receita Federal para assegurar que não possam mais retornar ao mercado como receptores de TV Box.

Outras formas de utilização estão sendo estudadas pelas equipes das instituições de ensino que participam do Programa Além do Horizonte. A premissa do programa é que os equipamentos possam ser descaracterizados e utilizados na prestação de serviços públicos em benefício da população.