Prefeitura amplia horário de atendimento em Unidades Básicas de Saúde

Publicado em 12 de maio de 2020

Atualizada em 13/05/2020 – 10 horas

PSF Pinheirinho, Recreio I, Vila Formosa e Primavera

Com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços da Atenção Primária, nesse momento de pandemia, o Munícipio de Alfenas estendeu o horário de atendimento, nos Postos de Saúde (PSF) nos bairros Pinheirinho, Recreio I, Vila Formosa e Primavera. No inverno é preciso aumentar os cuidados com a saúde pois é comum surgirem as doenças respiratórias, típicas desta estação. Ou seja, as doenças mais comuns nesse período são o resfriado, gripe, bronquite, asma, pneumonia, rinite e sinusite. Sendo assim, a Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, resolveu ampliar o horário de funcionamento dessas quatro Unidades Básicas de Saúde, uma em cada região, para atendimento aos usuários com síndromes respiratórias como tosse, coriza, dor de garganta, falta de ar e febre. O horário de atendimento será das 17 às 21 horas de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7 às 11 horas.

“A medida tomada é mais uma ação de prevenção contra a COVID-19 para evitar congestionamento nos hospitais e o contágio das pessoas, por isso a descentralização dos serviços se faz necessária com a ampliação dos horários nesses bairros, disse o prefeito Luizinho”.

A Secretaria Saúde reforça ainda que apenas esses sintomas de gripe e resfriados serão atendidos nessas unidades, e as outras enfermidades continuam com o horário normal de atendimento. “A ideia é desafogar pronto-socorro e ter outras portas de pronto-socorro gripal, e com essas quatro novas portas para absolver a demanda e não lotar os prontos-socorros dos hospitais”, explica Túlio Lima, coordenador de Saúde.