Prefeitura fecha parceria com farmácia universitária da Unifal

Publicado em 5 de maio de 2021

Desde a última segunda-feira (26/04), a farmácia universitária da Unifal de Alfenas começou a dispensação de medicações do componente básico, os mesmos ofertados nas farmácias básicas do município. A parceria viabilizou a reabertura da farmácia e garantiu melhoras no atendimento. Os pacientes de todos os bairros podem retirar as medicações desde que munidos de receita válida e cartão municipal do SUS.

O projeto é que futuramente também em parceria com a Prefeitura de Alfenas, sejam distribuídas insulinas e produzidos medicamentos fitoterápicos (medicamentos produzidos a base de plantas medicinais) que estão padronizados na relação de medicações essenciais do município.

Na farmácia a dispensação é feita em estações individualizadas onde são retiradas dúvidas e orientações aos pacientes. A unidade conta com dois farmacêuticos em tempo integral, além de atendentes e estagiários devidamente capacitados.

São oferecidos também serviços como o acompanhamento farmacoterapêutico, que visa ajudar o paciente a fazer o uso correto de medicamentos através de orientações.

De acordo com o prof. Dr. Tiago Marques dos Reis, docente na Faculdade de Ciências Farmacêuticas e chefe da Farmácia Universitária, “O que é oferecido na farmácia em termos de serviços ajuda a reduzir custos, porque se o paciente utiliza a medicação de forma efetiva e é garantido a adesão ao tratamento, consegue-se evitar internações e que o paciente procure outras unidades de saúde. É um ciclo que se consegue coibir e racionalizar a partir do momento que é oferecido um serviço de qualidade para o paciente.”

A farmácia também é ponto de coleta para medicações vencidas. De acordo com a farmacêutica responsável pela farmácia universitária Danielle Aparecida de Oliveira Marrafon, “as medicações são descartadas por processo de incineração, sendo uma maneira de preservar o ambiente, fazer o descarte adequado e consciente.

A coordenadora da assistência farmacêutica municipal Juliana Ávila Silva ressalta o sucesso do projeto: “Estou muito feliz por colaborar para a melhoria da saúde pública de nossa cidade, oferecendo um atendimento individualizado e de qualidade a quem necessita de medicamentos da farmácia básica do SUS, por meio do cuidado farmacêutico.” Afinal, medicamento é coisa séria e a informação é o melhor remédio!”

A farmácia universitária fica na rua Antônio Carlos, 551 – Centro. Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 7h às 11h e 13h às 17h. Telefone: (35) 3701-9519.