Prefeitura realiza o 1º Festival de Viola Índio Cachoeira

Publicado em 6 de abril de 2022

A Prefeitura Municipal de Alfenas, através da Secretaria Municipal de Cultura, vai realizar entre os dias 18 e 21 de maio, o 1º Festival de Viola Índio Cachoeira. O concurso, será realizado na Praça Getúlio Vargas, todos os dias a partir das 19h30, e irá premiar trabalhos artísticos, sendo dividido entre:

Músicas inéditas e autorais: 5 premiações

Competições de calouros com interpretações diversas dentro dos gêneros musicais compatíveis com a competição (caipira, sertanejo ou raiz): 5 premiações

INSCRIÇÕES:

Os interessados devem enviar a ficha de inscrição para o email Secretaria.cultura@alfenas.mg.gov.br até o dia 06 de maio. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A FICHA DE INSCRIÇÃO.

PREMIAÇÕES:

Música Inédita e Autoral:

1º Lugar: R$2.500,00 + Medalha e Certificado

2º Lugar: R$1.500,00 mais medalha e certificado

3º Lugar: R$1.000,00 mais medalha e certificado

Calouros e Intérpretes

1º Lugar: R$2.500,00 mais medalha e certificado

2º lugar: R$1.500,00 mais medalha e certificado

3º lugar: R$1.000,00 mais medalha e certificado

Melhor arranjo: R$500,00 mais medalha e certificado

Melhor Intérprete: R$500,00 mais medalha e certificado

CONFIRA O EDITAL COMPLETO

ÍNDIO CACHOEIRA

José Pereira de Souza (Índio Cachoeira), foi músico, violeiro e instrumentista, conhecido como o maior violeiro do Brasil. Faleceu em Alfenas no dia 04 de abril de 2018, em decorrência de morte encefálica. Índio Cachoeira nasceu em Junqueirópolis, na divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul e morou em Alfenas por 15 anos junto com uma filha e irmãos. Ele tinha mais de 40 anos de carreira como músico. Entre 1995 e 2000, foi o Pajé, da dupla Cacique e Pajé e gravou cinco CDs. Depois que a dupla se desfez, na década de 1990, ele continuou a carreira solo usando o nome de Índio Cachoeira. O violeiro chegou a fazer turnês fora do país e também era conhecido por ser um luthier de talento, construía as próprias violas e mantinha uma oficina em casa.