Prefeitura realiza obras de drenagem pluvial na Avenida Governador Valadares

Publicado em 2 de julho de 2020

A Prefeitura de Alfenas está dando continuidade às intervenções de melhoria de infraestrutura urbana em ruas e avenidas do município, e principalmente naquelas que necessitam de obra de drenagem de águas pluviais. Além da obra de grande proporção da cratera da Avenida Lincoln Westin da Silveira, nesta semana, iniciou uma das obras mais esperada pelos moradores e comerciantes da Avenida Governador Valadares.

Ao todo, são três pontos de intervenções com o objetivo de prevenir com eficiência e sanar alguns problemas crônicos de drenagem em uma das principais vias centrais da cidade, acabando definitivamente com alagamentos provocados pelas chuvas nos últimos anos. Com o acúmulo de águas no local está sendo feito a drenagem através de galeria e bocas de lobo para ligar as redes necessárias. A drenagem irá preservar o bem estar dos moradores daquela região, direcionando a captação pluvial até o córrego mais próximo, contribuindo também com a durabilidade do pavimento, tendo em vista que, a água parada prejudica e danifica totalmente o asfalto.

A avenida irá receber tubos de manilhas de 400 e de 600 mm, que irão escoar a água da chuva, beneficiando toda população local. As obras estão a todo vapor, e fica no bairro Vista Grande, próximo à Madeireira Tangará.

De acordo com a Administração Municipal, o objetivo da obra é garantir o escoamento de águas pluviais e dar segurança a toda a população local em todo o seu entorno, e diante dos problemas que os moradores enfrentam em situações incômodas em dias de chuvas e enchentes, a prefeitura está trabalhando para sanar de vez por toda com esses problemas e a drenagem urbana não é só uma necessidade, mas uma prioridade para o governo. O objetivo é fazer com que toda água da chuva que antes acumulava naquele local seja conduzida ao rio, evitando assim alagamentos nas residências e nos comércios. A obra está prevista para ser concluída em 30 dias, segundo previsão da empresa Construtora Contorno Ltda, responsável pela execução da obra.

O manilhamento e outros serviços de drenagem com tubos de concreto estão dentro do Programa Pró-Transportes com recursos de mais de R$ 18 milhões, investimentos que estão sendo aplicados em obras por toda a cidade.