Projeto Caminho das Orquí­deas promoverá o cultivo de plantas e a educação ambiental em Alfenas

Publicado em 12 de abril de 2017

A Secretaria de Educação e Cultura, por meio do Programa Cidade Escola, em parceria com a ACOL (Associação Círculo Orquidófilo dos Lagos), realizou uma visita técnica na Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira é Polivalente.

O objetivo foi estabelecer um acordo visando implantar na escola o projeto “Caminho das Orquídeas”, bem como utilizar a unidade escolar como local da exposição anual da ACOL, que ocorrerá em setembro.

A visita contou com a presença da atual presidente da associação, Fátima Vieira Barbosa Alves, e do ex-presidente e fundador, Helder José Pereira, que foram recebidos pela vice-diretora, Cleide Lourenço.

Inicialmente, o Polivalente será o primeiro laboratório a ser criado para o “Caminho das Orquídeas”. Posteriormente, será estendido a outras escolas municipais. Os próprios alunos serío os agentes das atividades atribuídas ao manuseio da planta: plantio, cuidados, multiplicação de mudas e espécies e, por fim, fixação nas ruas, praças e árvores da cidade.

O Projeto Caminho das Orquídeas

Haverá um estudo de áreas onde as orquídeas serão fixadas, como escolas, ruas e praças de Alfenas. Também será criado um mapa digital para indicar onde elas estío localizadas na cidade e no período de floração. Através do mapa, será possível saber onde elas irío florir, com a criação de rotas para observação.

Quando ganhar as ruas e se consolidar, o projeto poderá gerar emprego e renda para os alunos e, ainda, fomentar o turismo de Alfenas, por meio das aulas de educação ambiental, promovida pela ACOL.

Ao fixar centenas de plantas pela cidade, o projeto pretende elaborar um mapa digital por meio do qual será possível saber onde estío e qual o período de florada. Com isso, as pessoas que desejam percorrer o caminho das orquídeas poderío monitorar pelo mapa.

Para o plantio e fixação das orquídeas, serío organizados mutirões de voluntários. Durante a execução dos projetos, a proposta é realizar parcerias com professores de ciências das escolas, de professores da Unifenas e Unifal, nos cursos ligados às ciências da terra, biologia e agronomia.

A exposição anual da ACOL

Em setembro, a Escola Polivalente receberá a exposição anual de orquídeas promovida pela ACOL, nos dias 01, 02 e 03 de setembro. Mais de cinquenta cidades enviarío suas orquídeas para essa exposição, onde haverá cursos, vendas e exposição de orquídeas.

O principal objetivo do projeto é promover a educação ambiental, a fim de que a população adquira prática e tome gosto pelas orquídeas e, a partir delas, possa desenvolver interesse pelas plantas em geral.

Pela primeira vez será usado um espaço municipal para a realização da exposição, resultando em economia e incentivo para que o evento tenha maior participação.

Sobre a Associação Círculo Orquidófilo dos Lagos (ACOL)

A Associação Círculo Orquidófilo dos Lagos (ACOL), fundada há 10 anos, sempre pautou em divulgar a propagação de orquídeas em nossa região. E, para isso acontecer, as pessoas precisam ter consciência ambiental.

A ACOL sempre teve o desejo de desenvolver atividades de educação ambiental com crianças.

Para Helder José Pereira, fundador e presidente da instituição há 9 anos, hoje membro do conselheiro fiscal da ACOL, nada adiantaria encher as árvores da cidade de orquídeas se nío tem alguém para cuidar. Daí a importância da parceria com o Programa Cidade Escola.

“Propondo demarcar certas praças e ambientes da cidade para receber orquídeas, de imediato, vamos trabalhar com escolas, começando com a Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira, divulgando o cultivo e a educação ambiental”, disse Helder.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas