Saúde promove campanhas de vacinação e intensifica ciclo vacinal

Publicado em 27 de abril de 2022

Dia “D de Vacinação contra a Influenza e Sarampo”

A Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove a Campanha do “Dia D de Mobilização Nacional contra a Influenza e Sarampo, no período de 02 de maio a 06 de junho, obedecendo o calendário e o cronograma de vacinação, de acordo com os grupos prioritários descritos nas etapas de vacinação. Lembrando que, a Vacinação do “Dia D de Mobilização Nacional contra a Influenza e Sarampo” será realizada no dia 07 de maio.

A vacinação da primeira etapa iniciou-se no dia 02 de maio, com idosos acima de 60 anos ou mais, e trabalhadores da saúde. Dando sequência ao novo ciclo vacinal, intensifica agora com a primeira e segunda etapa.

INFLUENZA – A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, e de elevada transmissibilidade, e o objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da COVID-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

SARAMPO – O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa e já foi uma das maiores causas de mortalidade infantil, sendo que crianças, adultos, jovens e pessoas com a imunidade comprometida são os grupos mais suscetíveis, e sem o tratamento traz consequências severas, o sarampo pode ser evitado de uma forma simples: – a vacinação.

Confira nos cards abaixo toda a programação com cronograma e recomendações, datas, horários e pontos de Vacinação do “Dia D de Mobilização Nacional, Influenza e Sarampo”.