Secretaria da Agricultura transforma matagal em horta de verduras

Publicado em 23 de março de 2017

Uma variedade de hortaliças tomou conta do quintal que fica nos fundos da sede da Secretaria Municipal de Agricultura. Sío mais de dez espécies de plantas, entre couves, alfaces, beterrabas, além de maracujá e jiló.

No local, que antes era tomado por um extenso matagal, também foram cultivadas plantas medicinais, como erva cidreira e hortelã. A ideia de transformar o local numa horta de verduras partiu do secretário de Agricultura, Dionizio José da Silva. “Os fundos da secretaria estavam tomados por um grande matagal, proliferando aranhas e insetos que colocavam em risco até os vizinhos”, recorda o secretário, que com a ajuda dos colegas de trabalho e de outros três detentos estío transformando o local, com pouco mais de 300M2, num variado “celeiro”.

Segundo Dionízio, os produtos cultivados serío destinados às creches do município, “mas também poderío servir de alimento aos próprios funcionários municipais”. Luiz Henrique de Almeida, conhecido como “Tuca”, é um dos coordenadores do projeto. Ele colabora no cultivo das plantas e também na coordenação dos trabalhos dos três detentos, que deixam o Presídio de Alfenas todos os dias para trabalhar na horta.

“As mudas de verduras foram doadas através de uma parceria com a empresa Ponte Alta”, informou Adío Kennedy Silva. Ele é o responsável pelo transporte dos detentos e também pela manutenção das ferramentas usadas no trabalho. “Conseguimos o adubo usado nos canteiros graças à parceria feita com a empresa Adubos Real, localizada a quatro quilômetros de Alfenas, na rodovia que liga cidade a Areado”, completa Adío.

Além das verduras cultivadas na sede da Secretaria de Agricultura, também está sendo cultivado um projeto piloto de cultivo de Bonsai, um tipo de árvore em miniatura. Até o momento, sío cerca de dez tipos de árvores cultivadas. O objetivo é possibilitar aos detentos uma nova modalidade de cultivo, que ajuda na concentração e pode auxiliar as famílias dos detentos numa nova receita financeira, através de feiras livre de Bonsai.

Feijão também está sendo cultivado

Não são apenas os fundos da sede da Secretaria de Agricultura que estão virando um celeiro. Nos fundos do Presídio de Alfenas foram plantados mais de 76 quilos de feijío da espécie carioquinha. “Nós pretendemos colher 60 sacas do grío, que também será destinado às creches do município”, afirmou Dionízio.

O trabalho de cultivo do feijío também contou com a participação de detentos. Além das empresas citadas acima, a Secretaria de Agricultura está tendo apoio das empresas Pro-Flora, Grío de Ouro, Cooxupé, Supermercado Lacerda e empresário César de Oliveira.

A Secretaria de Agricultura fica situada na rua Marcial Júnior, 88, centro de Alfenas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3292.3614.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas