A participação social e política das juventudes são fundamentais para a construção de uma Alfenas que valoriza seus e suas jovens. A Secretaria Municipal de Juventude, garantindo esse direito presente no Estatuto da Juventude, promove o Programa Municipal de Grêmios Estudantis, potencializando a relação com as escolas estaduais e formação de jovens lideranças.
As ações já seguem mobilizando três instituições de ensino: Escola Estadual Samuel Engel, Judith Vianna e Emílio da Silveira. A Escola Municipal Doutor Fausto Monteiro e Escola Estadual Ismael Brasil Corrêa já realizaram seu processo eleitoral, nos dias 10 de maio de 2023 e 14 de junho de 2023.
A chapa "Todos Temos Voz" foi a vencedora da Escola Doutor Fausto Monteiro e a chapa "Organização Estudantil" foi a vencedora na Escola Ismael Brasil Corrêa. As demais eleições ocorrerão nesse mês de junho, com acompanhamento e auxílio da Secretaria Municipal de Juventude, que segundo a secretária executiva Marina Gissi, “estão sendo de intensa mobilização, diálogo e construção, provando que a juventude é ativa nos processos de decisão.”
2. AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO LOTA AUDITÓRIO DA UNIFAL/MG
Através da portaria 399/2023, instituída por meio do Ministério da Educação, que versa sobre a discussão da Política Nacional do Ensino Médio, a Secretaria Municipal de Juventude organizou junto da Universidade Federal de Alfenas, um grupo de trabalho para intensificar a discussão a nível municipal.
Com escuta ativa dos estudantes do Ensino Médio das seis escolas estaduais, a iniciativa contou com a realização de audiência pública no auditório Leão de Faria, da Universidade Federal de Alfenas. Pais, professores da rede estadual e universitários, estudantes e autoridades como a Deputada e membra da Comissão de Educação da Câmara Federal Dandara Tonantzin e Carlos Abicalil, assessor do Senado Federal, puderam ouvir e partilhar experiências e reflexões sobre o tema.
As ações serão permanentes desta parceria entre Escolas, Secretaria de Juventude, movimento estudantil e Universidade. Para Marina Gissi, secretária executiva da pasta, “ações como essa demonstram a força do trabalho em rede e da parceria fundamental entre as instituições para fortalecimento da juventude alfenense.”