Forças de segurança realizam treinamento em Alfenas

Em 25/09/2023 - Forças de segurança realizam treinamento em Alfenas

Aconteceu hoje, no auditório da Biblioteca Central da Unifenas, o seminário de abertura da ação educacional “Medidas Cautelares e Prova no Cenário do Domínio de Cidades”, idealizada pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes -EJEF e colocada em prática com o apoio da Prefeitura Municipal de Alfenas, Polícia Federal e Polícia Militar de Minas Gerais.

A ação acontece em Alfenas entre os dias 25 e 29 de setembro, tem como objetivo identificar as características do evento conhecido como “Domínio de Cidades”, estabelecendo medidas cautelares, avaliando as possibilidades de defesa e maneiras de agir adequadamente em situação parecidas.

O evento de abertura contou com a presença do Prefeito Fábio Marquês Florêncio, secretários municipais, vereadores municipais, autoridades do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Civil.

No encerramento que acontece no dia 29/09, acontece o simulado de ocorrência de “Domínio de Cidades”, que buscará simular, o mais próximo do real, a intervenção neste tipo de ocorrência.

Domínio de Cidades

A prática, tipicamente brasileira e advinda da evolução de crimes violentos contra o patrimônio, no qual grupos articulados compostos por diversos criminosos, divididos em tarefas específicas, subjugam a ação do poder público por meio do planejamento e execução de roubos para subtrair o máximo possível de valores em espécie e/ou objetos valiosos ou o resgate de detentos de estabelecimentos prisionais.

Os grupos utilizam ponto de apoio para concentração de criminosos, artefatos explosivos, armas portáteis de cano longo e calibre restrito, veículos potentes e blindados, rotas de fuga predeterminadas, bloqueio de estradas, vias e rodovias com automóveis em chamas, além da colaboração de olheiros.

Segurança em Alfenas - Câmeras modernas e diminuição dos crimes

As câmeras digitais que fazem o monitoramento são do sistema OCR, sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de Caracteres. Elas reconhecem placas de veículos produtos de crimes como furto, roubo, clonagem ou envolvido em qualquer tipo de delito em rastreamentos pelas forças de segurança.

Alfenas conta com sistema de segurança desde 2017. Os equipamentos são fundamentais para as ações policiais como prisões e apreensões, com a diminuição de 80% da violência na cidade.  Alfenas foi a primeira cidade do país a instalar as câmeras OCR na zona rural.