Prefeitura de Alfenas começa a vacinação contra Varíola do Macaco

Em 23/03/2023 - Prefeitura de Alfenas começa a vacinação contra Varíola do Macaco

A Prefeitura de Alfenas começar a aplicar, nesta quinta-feira (23), a vacina contra a mpox, doença conhecida como varíola dos macacos. Em razão do número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, e conforme orientação do órgão federal, poderão ser vacinadas pessoas que vivem com HIV/AIDS com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificados pela contagem de linfócitos TCD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.

O objetivo principal da vacinação é a proteção dos indivíduos com maior risco de evolução para as formas graves da doença, dentro do atual contexto de transmissão observada no país, e secundariamente, a interrupção da cadeia de transmissão através da vacinação de contatos com casos suspeitos e/ou confirmados para mpox.O esquema de imunização contra a mpox é de 2 doses (0,5 ml cada) da vacina MVA-BN Jynneos, com um intervalo de 4 semanas (28 dias) entre as doses.

De acordo com Taciane Lima, coordenadora da Central de Vacinas: “Foram recebidas inicialmente 6 doses no município que serão destinadas a pessoas que vivem com hiv, e que terão seus exames de sangue contagem de linfócitos TCD4 avaliados pela médica responsável pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). As doses serão administradas de acordo com a quantidade que o Ministério da Saúde enviar para o município”