Prefeitura lança Programa Mais Genética

Em 16/12/2022 - Prefeitura lança Programa Mais Genética

No último dia 15, no Clube Naútico, foi apresentado o programa Mais Genética, que tem por objetivo melhorar a qualidade genética do rebanho, visando aumentar a produtividade de leite e a renda do pequeno e médio produtor.

Alfenas agora faz parte do programa que é consagrado o estado e consiste em realizar inseminações artificiais para pequenos produtores rurais. O programa disponibiliza a inseminação, o botijão de nitrogênio e doses de sêmen. O serviço de inseminação e o reabastecimento do botijão com nitrogênio líquido para manutenção da viabilidade do sêmen armazenado é disponibilizado pela Prefeitura de Alfenas que fez também a contratação de 2 veterinários que vão executar a inseminação, auxiliar e capacitar os produtores até o nascimento dos bezerros. O produtor poderá escolher entre as raças que são disponíveis pelo programa, entre elas: Girolanda, Holândes Jersey, Nelore, Guzerá Leiteiro.

De acordo com Cristiane Maria, secretaria executiva de Agricultura e Casa de Apoio da Agricultura Familiar “o programa melhora a qualidade e o valor do gado, além da produção de leite: “Uma vaca que produz por exemplo, 7 litros de leite por dia, passa a produzir 30.”

Estiveram presentes no evento o prefeito Fábio Marques Florêncio, representantes da Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Secretaria Municipal do Clima, Desenvolvimento Sustentável e Inovação Social, ASCOP (Associação de Cooperativas do Brasil), do SIM/POV, SIM/POA, Programa Escola do Campo e Bem estar da Agricultura.

As inscrições para os produtores interessados serão realizadas a partir do dia 02 de janeiro de 2023, na Casa de Apoio à Agricultura Familiar, que fica na Avenida Governador Valadares, 1270 – A. Horário das 08h ás 16h.