A Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, e a Associação Comercial e Industrial de Alfenas, realizam a Assinatura do Decreto de Liberdade Econômica, um marco para a desburocratização e o fortalecimento do ambiente de negócios na cidade.
Alfenas se destaca na região como referência em saúde, educação, agronegócio e prestação de serviços, se consolidando como polo da sua macrorregião.
Fábio Florêncio, prefeito de Alfenas destacou que com a assinatura do decreto a cidade terá inúmeros benefícios, como a desburocratização para facilitar a atração de novos investimentos e a geração de empregos para os alfenenses.
“Nosso objetivo é criar um ambiente facilitador para o fomento da economia local”, enfatizou o prefeito Fábio Florêncio.
O vice-prefeito Prof. Eliacim enfatizou que o decreto é uma valorização de todos os setores da economia local para incrementar ainda mais o comércio e as industrias da cidade para a geração de emprego e renda para a população.
A secretária de desenvolvimento econômico, Christiane Trombeta, destacou que o decreto tem como objetivo incentivar a legalização de muitas atividades que hoje encontram dificuldades em se legalizar e contribuir para a geração de emprego e renda, além da atração de muitos outros empreendimentos para a cidade.
João Petenuci, presidente da Associação Comercial e Industrial de Alfenas (ACIA), ressaltou que o decreto de liberdade econômica marca uma nova era para o município por favorecer os empreendedores neste ambiente que trará mais investimentos e consequentemente Alfenas será precursora do desenvolvimento da região.
Programa Estadual de Desburocratização
Minas Gerais já conta com 500 municípios que aderiram à legislação de Liberdade Econômica, por meio do Programa Estadual de Desburocratização - Minas Livre Para Crescer (MPLC). O número representa benefícios para mais de 12 milhões de pessoas e alcança cerca de 60% do território mineiro.
Desde 2019, por meio do programa MLPC da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), promovem mais segurança jurídica, tornando menos burocrático o processo para empreender no estado.