Ir paa conteúdo

Prefeitura de Alfenas contrata assistentes sociais e psicólogos para atuar na assistência social


Publicado em 23/06/2025

Foram contratados 12 assistentes sociais e 8 psicólogos para atuarem em diversos setores como CRAS e albergue

A Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a contratação de novos profissionais para fortalecer o atendimento à população na área de assistência social.

A nova equipe técnica iniciou suas atividades no dia 16 junho, passando por três dias de capacitação intensiva, com foco na legislação vigente, nas normativas e nos procedimentos adotados no âmbito da política de assistência social.

A partir desta semana, cada profissional já se encontra devidamente alocado em seu equipamento de referência.

Atualmente, o CRAS Central, o CRAS Campos Elíseos e o CRAS Alvorada contam, cada um, com duas assistentes sociais e um psicólogo, ampliando significativamente a capacidade de atendimento.

O CREAS também dispõe de uma equipe composta por assistentes sociais e psicólogos, especializada no acompanhamento de situações de violação de direitos.

Além disso, a unidade está realizando o levantamento de dados das populações prioritárias, como idosos, pessoas com deficiência (PCD), crianças, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, bem como atendendo demandas relativas a auxílio funeral, concessão de cestas básicas e solicitações de viagens.

Os equipamentos de assistência social estão funcionando normalmente, sendo o CRAS Campos Elíseos e o CRAS Alvorada com atendimento das 7h às 19h, e o CREAS e o CRAS Central, das 7h às 17h.

 

Também estão sendo desenvolvidas atividades coletivas por meio dos Grupos de Convivência, que incluem palestras e encontros, realizados preferencialmente no período após às 17 horas.

Larissa Vilela, Secretária de Assistência Social, ressalta que é importante que os cidadãos busquem seus equipamentos de referência, uma vez que todos os CRAS dos bairros estão em pleno funcionamento, oferecendo suporte e atendimento qualificado à comunidade.

Ao todo, foram contratados 12 assistentes sociais e 8 psicólogos para compor as equipes técnicas.

Adicionalmente, haverá profissionais atuando no núcleo do CRAS do bairro Gaspar Lopes, bem como no programa PAGE, destinado ao atendimento de gestantes.

No Albergue Municipal, será implantada uma equipe de abordagem psicossocial, composta por assistentes sociais e psicólogos, destinada ao acompanhamento e atendimento da população em situação de rua, realizando ações e intervenções tanto no período diurno quanto noturno.