Ir paa conteúdo

Conferências municipais de Assistência Social e Direitos da Pessoa Idosa é realizada em Alfenas


Publicado em 27/06/2025

A realização das conferências é uma exigência legal e um instrumento de controle social previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)

A prefeitura de Alfenas por meio da Secretaria de Assistência Social realizou na quarta-feira (25/06), a 16º Conferência Municipal de Assistência Social e 3º Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O evento foi realizado no teatro municipal e na APAE. A conferência é um espaço fundamental de participação democrática, onde representantes do governo, trabalhadores do SUAS, usuários e sociedade civil organizada se reúnem para avaliar, propor e deliberar sobre as políticas públicas de assistência social no município, destacou a secretária de assistência social de Alfenas, Larissa Vilela.

Larissa Vilela, ressalta que a realização da conferência municipal fortalece a democracia participativa, ouvindo quem realmente vivencia o dia a dia das políticas públicas. Garante que a população tenha voz ativa nas decisões que impactam sua própria realidade.

A realização das conferências é uma exigência legal e um instrumento de controle social previsto na LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), que orienta e legitima o planejamento das ações da Secretaria de Assistência Social, com base nas demandas reais da população.

Os temas discutidos na conferência foram os "20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, e “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”

Larissa Vilela explica que com a realização da conferência podemos entender e saber as demandas reais da comunidade em propostas concretas de políticas públicas. Permite que a população fiscalize, critique e melhore os serviços que recebe. Além de possibilitar a criação de metas e prioridades específicas para Alfenas. Após a realização da conferência, os encaminhamentos aprovados na conferência podem influenciar diretamente nos investimentos, no atendimento e na cobertura dos serviços oferecidos pela secretaria.

A conferência atua como uma bússola para a Secretaria Municipal da Criança, da Assistência e dos Direitos Sociais, garantindo que as ações estejam alinhadas às reais necessidades do território. Os recursos sejam melhor aplicados, com foco no que realmente importa e as metas e planejamentos anuais ou plurianuais tenham base participativa e legitimada, com maior transparência e responsabilização da gestão pública, finalizou Larissa Vilela.