Prefeitura realiza primeira audiência pública para dar início a revisão do plano diretor com presença de representantes de instituições e setores da sociedade. Audiência pública, foi realizada na quarta-feira (26/03), na Escola do Legislativo, onde também foram nomeados e dado posse aos membros e representantes do poder público e sociedade civil para o início dos trabalhos de revisão do Plano Diretor Municipal.
Eliacim do Carmo Lourenço, vice-prefeito de Alfenas ressaltou que o plano diretor é uma das ferramentas mais importantes de planejamento do município, porque ele traça diretrizes que vão nortear a administração pública e a população em relação por exemplo à mobilidade urbana e construções.
O plano diretor mostra para onde vai o desenvolvimento da cidade, serão feitos estudos tanto da zona urbana quanto na zona rural, teremos debates, diálogos com a comunidade, para que a gente possa traçar essas metas e diretrizes com a seguinte questão: “qual é a cidade que nós queremos pro futuro.” Enfatizou Eliacim.
Lilian de Castro, secretária de desenvolvimento estratégico de Alfenas, destacou que a revisão do plano diretor visa definir o desenvolvimento da cidade para os próximos dez anos.
A participação popular é essencial, as pessoas precisam comparecer, nas oficinas de leitura comunitárias, audiências públicas para dizerem o que elas esperam da cidade nos próximos dez anos, quais são os problemas que tem no bairro, sugestões para soluções, para que a gente possa planejar a cidade para frente, pontuou Lilian de Castro.
Professor Rogério Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da Unifenas, destaca que plano diretor é importantíssimo, ele estratégico. O Plano Diretor Municipal, vai definir uma série de requisitos para o desenvolvimento do nosso município. É muito importante que todas as pessoas que estão envolvidas com o desenvolvimento da cidade participem, são diversas leis, que serão revisadas e que podem interferir nos desejos das pessoas, das empresas, por isso é de tanta importância para toda a sociedade alfenense.
Tito Sampaio, arquiteto urbanista e coordenador operacional da revisão do Plano Diretor Municipal, afirma que a audiência pública é muito importante para que primeiro a população entenda o que é o plano diretor, depois entenda a sua importância no cotidiano e principalmente entenda o processo, entenda onde ela pode contribuir, onde ela deve avaliar, onde ela auxilia na construção e onde ela observa tudo que está sendo desenvolvido dentro do projeto de lei que é o "Plano Diretor Municipal".