Ir paa conteúdo

Prefeitura de Alfenas inaugura sala multissensorial


Publicado em 31/03/2025

Local é equipado para que o atendimento clínico seja proposto através de treinos, atividades e jogos que promovem o desenvolvimento sensorial

Alfenas deu um passo importante no atendimento de pessoas com TEA e Síndrome de Down, que agora contam com mais um espaço especializado para atendimento utilizando a mais alta tecnologia voltada para os estímulos sensoriais e cognitivos.

Na sexta-feira (28/03), foi inaugurado pela Prefeitura a sala multissensorial (Neurobrink), em cerimônia realizada no Teatro Municipal com a presença de representantes da área da saúde, educação, Câmara e governo municipal.

Fábio Florêncio, prefeito de Alfenas, destacou que a inauguração da sala Neurobrink, se torna uma data muito especial, um dia muito importante, porque demonstra o quanto ele a frente do executivo municipal se importa com a saúde da população alfenense.

Alfenas da hoje um passo importante com a criação e a inauguração dessa sala multissensorial, com equipamentos de tecnologia avançada, que vai permitir um aprimoramento no acompanhamento dos nossos alunos e alunas especiais, atuando principalmente na inclusão, afirmou o vice-prefeito, Eliacim do Carmo.

Cassio Maia, executivo de vendas da Neurobrink, destacou que a sala multissensorial, é mais utilizada para acolhimento e relaxamento, porém a sala que Alfenas adquiriu, ela é uma sala multidisciplinar, ela proporciona recursos superiores, é a mais alta tecnologia inclusiva, e é uma ferramenta ludo pedagógica, ludo terapêutica.

Andrea de Souza, secretária de saúde, enfatizou que a sala multissensorial é um avanço para a saúde no município. Temos o Centro Municipal de Autismo que vem avançando, disseminando os trabalhos em vários núcleos espalhados em pontos estratégicos da cidade e agora com a Neurobrink, todos serão beneficiados.

O Deputado Estadual, Luiz Antônio da Silva, enfatizou que Alfenas tem um dos melhores programas de tratamento do transtorno de espectro do autista do Brasil, (TEA), dificilmente você verá um programa como esse aqui contando com tantos profissionais e de forma descentralizada.

Inicialmente, o atendimento será destinado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down, promovendo terapias de forma lúdica e interdisciplinar. A sala recebe o nome de 6D porque trabalha seis canais de aprendizagem do atendido: audição, paladar, olfato, tato, visão, equilíbrio e movimento.