Ir paa conteúdo

Realizado em Alfenas a 6º Conferência Municipal de Políticas para Mulheres


Publicado em 12/05/2025

Cidade é a primeira de minas a criar uma secretaria específica para as mulheres

A Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, realizou no sábado (10/05), a 6º Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

O evento, realizado na Escola Municipal João Januário de Magalhães (CAIC), reuniu autoridades municipais, membros da OAB, TJMG e população, para a discussão de temas voltados as mulheres.

O Prefeito de Alfenas Fábio Florêncio, destacou que a criação da Secretaria de Políticas Públicas em sua administração foi um passo muito importante para a garantia dos direitos das mulheres que se destaca com a realização da conferência municipal para se discutir as necessidades e conhecer a realidade das mulheres no município e meios para garantir os direitos delas por meio de políticas públicas.

A criação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres é a realização de um sonho, pois Alfenas é a primeira cidade em Minas Gerais a ter uma secretaria que faz com que os direitos das mulheres sejam vistos e revistos para o bem de todas as mulheres, enfatizou Kátia Goyatá.

Eliacim do Carmo, vice-prefeito de Alfenas, destacou que a 6º Conferência foi organizada pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. Desta forma avançamos cada vez mais na luta e garantia dos direitos das mulheres em nosso município.

A desembargadora Evangelina Castilho, que é Superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de violência Doméstica e Familiar, destaca a importância deste espaço para se discutir os direitos das mulheres em todas as áreas. A conferência municipal é a preparação para a conferência regional e posteriormente a conferência estadual e federal onde se discute os avanços nas políticas públicas para as mulheres.

Idalina falou sobre a importância da secretaria para a cidade para o desenvolvimento das politicas públicas direcionadas as mulheres e a conferência é o espaço para verificar quais são as necessidades e o que o município precisa para garantir os direitos das mulheres.

Daniela Rosa, socióloga, enfatizou ser fundamental a realização da conferência, porque é um momento em que mulheres de diferentes origens e atuações na sociedade se reúnem pensar políticas públicas em comum.

O fortalecimento deste apoio é muito importante aqui em Alfenas, que tem como marco a criação da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres que atua de forma exclusiva para as questões relacionadas as mulheres. E a conferência é uma forma de mostrar a toda a sociedade a sua importância para gerar as políticas públicas e proteção a mulher, destacou a secretária da Secretaria da Criança e Direitos Sociais, Larissa Vilela.

Mônica Cardoso, representante do Conselho Estadual da Mulher, destacou que a conferência é o momento para se ouvir as mulheres para a criação de políticas públicas em várias áreas como combate à desigualdade de gênero, e combate à violência doméstica que tem um índice muito elevado em Minas Gerais.

Helaine Faria, presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da OAB/Alfenas, destaca que é muito importante ter este tipo de espaço para discutir questões relacionadas aos direitos das mulheres. Foi necessário uma série de acontecimentos, a promulgação de leis para que os direitos das mulheres fossem reconhecidos. A questão da violência sem dúvidas é uma violação de direitos e temos que combater.

Kátia Goyatá, secretária municipal de políticas públicas para mulheres, ressaltou que a VI Conferência realizada em Alfenas, é de extrema importância para o município. É o momento para que a população possa dar as suas opiniões, sugestões, para que os serviços da rede de proteção a mulher possam estar atendendo da melhor maneira possível quem necessitar.