A Prefeitura de Alfenas por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na sexta-feira (21/02), capacitação de médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde nas questões relacionadas as arboviroses
Durante a palestra os profissionais foram orientados em relação ao manejo clínico das principais arboviroses como Dengue, Chikungunya e Zica vírus.
Thaila Zatiti Brasileiro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde, ressaltou que existe um período de sazonalidade das arboviroses, que acontece normalmente entre os meses de outubro e abri.
“As arboviroses representam um problema de saúde pública no país. Devidos a esta questão, o treinamento tem como objetivo deixar a assistência em saúde mais organizada e preparada para atender os pacientes do nosso município, enfatizou Thaila Zatiti.”
Arboviroses
As arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra "arbovirose" deriva de "arbovírus", que significa "vírus transmitido por artrópodes".
Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais. Os principais vetores das arboviroses são os mosquitos, em particular, os gêneros Aedes, Culex, Anopheles e pelo inseto do gênero Orthobunyavirus.
Eles se tornam portadores do vírus ao picar uma pessoa infectada e, subsequentemente, passam o vírus para outras pessoas durante suas picadas.
Dentre as arbovirose mais conhecidas destacam-se: Dengue, Zika, Chikungunya, Oropouche e Febre Amarela
Importante: No Brasil, o ciclo da febre amarela atualmente é silvestre, com transmissão por meio dos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Os últimos casos de febre amarela urbana foram registrados no Brasil em 1942 e todos os casos confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão.
(Fonte: MS)
Casos registrados em Alfenas
Em 2024 o município de Alfenas registrou 8.522 casos confirmados e 36 óbitos de dengue, tendo 12,77% de letalidade.
Para o vírus da Chikungunya foram confirmados 1 caso da doença e nenhum óbito. Para o Zica Vírus não houve nenhum caso e óbito confirmado.